Prof. Dr. Leandro Juen
Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade do CNPq. 
Membro da Academia Brasileira de Ciências. 
Doutor em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás 
Desenvolve projetos nas linhas de pesquisa de Ecologia e Conservação avaliando como a alteração da integridade afeta a biodiversidade. 
Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia e distribuição de espécies, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia de Rios, Comunidades aquáticas, Macroinvertebrados, diversidade beta, diversidade e distribuição.


Dra. Madelaine Venzon
EPAMIG

Bolsista Produtividade CNPq
Engenheira agronôma (UFPEL, 1988), com mestrado em Fitossanidade/Entomologia (UFLA, 1991), doutorado em Biologia Populacional (University of Amsterdam, 2000) e Pós-Doutorado (University of California, 2015/16). Pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) desde 1992 e atual coordenadora do programa estadual de pesquisa em Agroecologia. Coordenadora de Transferência e Difusão de Tecnologia da Unidade Regional EPAMIG Zona da Mata (2005-2012). Editora adjunta na área de controle biológico da revista Neotropical Entomology, editora associada da Revista Brasileira de Agroecologia e da Frontiers in Agronomy. Orientadora no cursos de Pós-graduação em Entomologia (conceito 7 Capes), Mestrado Profissionalizante em Defesa Sanitária Vegetal (conceito 4 Capes) e no Lato sensu em Proteção de Plantas da Universidade Federal de Viçosa. Fui membro (2017-2021) e coordenadora (2020) da Câmara de Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais da FAPEMIG. Consultora científica do CNPq, CAPES, FAPT, FAPES, BiodivERsA3 e Czech Science Foundation. Pesquisadora destaque em produtividade da Epamig em 2017, 2020 e 2021. Tenho experiência na área de Entomologia e Agroecologia, com ênfase em controle biológico conservativo.
Profa. Dra. Marina Farcic Mineo
Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Bacharel em Ciências Biológicas (2002), mestre (2004) e doutora (2009) em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, pela Universidade Federal de Uberlândia. Licenciada em Biologia pelo Centro Universitário do Triângulo (2008), atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba. 
Foi coordenadora dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pós-graduação em Gestão e Saneamento Ambiental. Foi Coordenadora Institucional do PIBID/IFTM de 2015 a 2016 e Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do Campus Uberaba de 2016 a 2018. 
Tem experiência nas áreas de Educação Ambiental e Ecologia (com ênfase em ecologia de populações e ecologia comportamental).
Liderou projetos sobre a importância das áreas verdes urbanas.
Prof. Dr. Paulo de Marco Jr.
Universidade Federal de Goiás

Bolsista Produtividade do CNPq.
Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Teórica, atuando principalmente com suas aplicações na Conservação da biodiversidade.

Dr. Carlos Alberto Valera
Ministério Público de Minas Gerais

Doutor em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/FCAV) 
É promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). 
Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: poder público, meio ambiente, impacto ambiental, pastagens degradadas, tutela jurídica do solo e políticas públicas.
Camila Rodriguez
ENGIE

Engenheira Ambiental com MBA em Gestão de Negócios Socioambientais pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ e CEATS/USP. Possui 20 anos de experiência profissional dedicado à área de meio ambiente/sustentabilidade, atuando em diversos segmentos industriais. Atualmente está como Coordenadora de Mudanças Climáticas da Engie Brasil Energia, com o desafio de auxiliar a Companhia da implementação de estratégias de combate às mudanças climáticas visando consolidar o posicionamento do Grupo, na direção de uma economia de baixo carbono.
Prof. Dr. Fabio Oliveira Roque
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Bolsista Produtividade do CNPq.
Membro do Center for Tropical Environmental and Sustainability Science (TESS), James Cook University, Cairns, Austrália. 
Foi secretário-executivo do Programa de Biodiversidade do Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. 
Atualmente é co-coordenador do Freshwater BON-Latin America e membro da coordenação do Programa Brasileiro de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio).
Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar.
Dra. Caroline Fávaro Oliveira
The Mosaic Company

Responsável pela gestão de relacionamento com as comunidades do entorno das unidades de produção e distribuição.
Profissional com experiência em Gestão Socioambiental, Fundiária e Minerária, Legislação Ambiental e Mineral atuando com as premissas Gestão Integrada e experiências adquiridas em trabalhos realizados empresa de agromineração de fertilizantes de porte mundial incluindo diligenciamento de processos em Órgãos Ambientais e autarquias do Ministério de Minas e Energia, Levantamento de Aspectos e Impactos Socioambientais, Gestão Sustentável de Resíduos, Monitoramentos Socioambientais e desenvolvimento de Programas de Mitigação e Controle Socioambiental, Recuperação de Áreas Degradadas, Reflorestamento, Educação Ambiental, Relacionamento com Comunidade e Desenvolvimento Social, processos de Aquisição de Terras e Remoção Involuntária, Comunidades Tradicionais (quilombolas) e gestão de Saúde e Segurança para manutenção da Licença Social para Operar.
Me. Gustavo Malacco
ANGÁ

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (2002), e mestrado em Engenharia Florestal, área de concentração Manejo Ambiental pela Universidade Federal de Lavras (2004). Diretor de Sustentabilidade da Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (ANGÁ), em Uberlândia, MG. Profissional e cidadão com sólida experiência nas áreas de Gestão Participativa, Licenciamento Ambiental e formulação e coordenação de projetos. Visão estratégica e conhecimento técnico e político sobre sustentabilidade, biodiversidade, mudanças climáticas e energia. Experiência consolidada em redes ou fóruns, articulação, diálogo político e negociação, desenvolvida em representações pelo terceiro setor em colegiados ambientais e de recursos hídricos, no nível municipal, estadual (MG) e federal. Pesquisador na área de Biologia da Conservação, desenvolvida a partir de experiência com manejo de Unidades de Conservação e Ornitologia.
Marcelo da Fonseca
IGAM
Engenheiro Civil pelo Universidade Federal de Ouro Preto, com mestrado em engenharia civil também pela UFOP e especialização em meio ambiente com ênfase em gestão de recursos hídricos. É analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas – Igam deste 2006, neste período exerceu as atividades de analista ambiental, diretor de fiscalização de recursos hídricos, atmosféricos e do solo, superintendente de fiscalização ambiental integrada e subsecretário de controle, fiscalização ambiental integrada da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, chefe de gabinete do Igam e Diretor de Planejamento e Regulação do Igam. Atualmente é professor universitário e Diretor Geral do Igam.
Me. Cyntia Goulart
IEF

Bióloga pela Universidade Federal de Uberlândia (2008), possui especializações em Gestão Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia (2009), Gestão de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Uberlândia (2010) e mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais (2012) pela mesma Universidade. 
Desde 2014 é Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), estando lotada na Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade do Triângulo, em Uberlândia-MG, fazendo parte da equipe do Núcleo de Biodiversidade do Triângulo (NUBio).
Guilherme Bueno
IEF

Geógrafo, formado pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Analista Ambiental na Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade Triângulo do Instituto Estadual de Florestas - IEF/MG. Executo atividades que envolvem a gestão das unidades de conservação estaduais na região do Triângulo Mineiro. No cargo de Analista Ambiental do IEF, também atuei na equipe gestora do Cadastro Ambiental Rural - CAR, na sede do IEF, e posteriormente na gestão do CAR na região do Triângulo Mineiro. Anteriormente fui monitor ambiental no Parque Estadual do Pau Furado - PEPF, onde adquiri conhecimento e vivenciei experiências relacionadas à prática da gestão de unidades de conservação.
Marcos Molinari
Analista de Responsabilidade Social
Profissional com 16 anos de experiência na elaboração e condução de projetos, avaliação/medição de impacto, gestão de stakeholders (internos e externos) e liderança de equipes.
- Graduado em Engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
- Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC);
- Especialista em finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV);
- Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na linha de Co-produção do Bem Público;
- Doutorando em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Prof. Dr. Carlo Freire Oliveira
Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Bolsista Produtividade do CNPq.
Doutor em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo - FMRP / USP. 
É membro do conselho de ensino da Sociedade Brasileira de Imunologia - SBI, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2019-2023), membro do INCT em entomologia molecular, membro da rede mineira de doenças infecciosas e parasitárias de Minas Gerais, foi editor associado dos Anais da Academia Brasileira de Ciências.
Idealizador e presidente do Fundo de gratidão da UFTM (Fundo patrimonial SEMEAR).
Tem experiência na área de doenças autoimunes e resposta imune inata e adquirida contra endo- e ectoparasitas, atuando principalmente nos seguintes temas: Artrópodes Hematófagos, Tripanossomatídeos, Pênfigo foliáceo, Pênfigo vulgar, imunidade celular, moléculas proteicas e não-proteicas secretadas/excretadas por parasitas com propriedades terapêuticas no tratamento de processos inflamatórios e autoimunes.
Andreia Ramos Soares Szortyka
Possui graduação em Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade do Tocantins. Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Tendo atuado na área de meio ambiente há mais de 18 anos na Engie Brasil Energia, com experiência em gestão socioambiental em processos de licenciamento ambiental em ativos de geração de energia, especialmente em hidrelétricas.
Prof. Dr. Rhainer Guillermo Ferreira
Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Bolsista Produtividade do CNPq.
Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).
Presidente da Sociedad de Odonatologia Latinoamericana.
Tem experiência em pesquisas sobre a Biodiversidade Animal.
Back to Top